domingo, 24 de julho de 2011

BRINQUEDOS EM SALA DE AULA

Nada mais empolgante para as crianças do que falar sobre brinquedos. Uso-os como aliados nas aulas de Língua Portuguesa, Matemática e História.

Contéudos:
* Coleta e organização de informações.
* Criação de registros pessoais para comunicação das informações
coletadas.
* Interpretação e elaboração de listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barra para comunicar a informação obtida.
* Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
* Busca de informações em diferentes tipos de fontes (entrevistas, pesquisa
bibliográfica, imagens, etc.).
* Identidade da criança: crianças de hoje – quem é, o que faz, o seu cotidiano.
* Pessoas com as quais convive:familiares, amigos; grupos de convívio.
* Crianças de outros tempos: infância das pessoas com as quais convive.
* Cotidiano de crianças em outros tempos e lugares.

Desenvolvimento:1. Inicie o tema com uma aula sobre os brinquedos de antigamente. Conseguir alguém com mais de 60 anos para fazer um relato seria super interessante. Quem sabe uma avó de algum aluno.
2. Faça comparações com os brinquedos de hoje, mostre imagens caso não seja possível conseguí-los.
3. Mostre brinquedos típicos de outros países, ou de outras localidades brasileiras e ainda de outras etnias.
4. Produza um gráfico com os brinquedos preferidos de seus alunos.
5. Auxlie-os na interpretação.
6. Produza um texto coletivo com base nos dados coletados.
7. Como tarefa de casa proponha que os alunos pesquisem os brinquedos preferidos de seus familiares. Os dados poderão ser contabilizados e utilizados na construção de um novo gráfico e comparar com o primeiro.
8. A aula ficará muito mais interessante se as crianças puderem trazer seu brinquedo favorito para a sala de aula e apresentá-lo aos colegas.

0 comentários:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP