segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cárie de Mamadeira! 10 dicas sobre o uso da mamadeira!

A cárie de mamadeira, também conhecida como cárie rampante, é um tipo específico de cárie, doença severa que acomete os dentes de leite, mais comum em crianças com idade inferior a 3 anos. É causada quando a mãe deixa a criança dormir com a mamadeira. Os açúcares provenientes do líquido (refrigerantes, leite, sucos, etc) provocam a desmineralização dos dentes, começando com uma simples mancha branca difícil de ser detectada, por isso a visita regular a um bom odontopediatra torna-se imprescindível! Depois a mancha branca torna-se marrom, os dentes da frente e os de cima são os primeiros afetados, num estágio mais avançado da doença haverá um comprometimento dos dentes posteriores. Importante dizer que o leite puro e até o leite materno podem causar cárie. E uma da funções da saliva, é a de proteger os dentes. Quando a criança dorme, há uma diminuição da produção de saliva, e o leite em contato com os dentes a noite toda, fermenta e provoca a desmineralização do esmalte resultando na cárie. Vamos as dicas:1- O bebê deve acostumar-se a dormir sem mamadeira. Deixe a criança levar seu brinquedo, manta, seu ursinho ou brinquedo que dê "segurança" para cama.2- Não dê mamadeira! Cante, toque uma música calma ou conte uma historinha. 3- Não dê mamadeira! Carinho, massagem faz a criança pegar no sono.4 - Se ele precisa da mamadeira para dormir não coloque bebidas açucaradas, ao contrário de você, a criança está formando o paladar. O que é pouco doce para você, é muito para um bebê, portanto se ela precisar da mamadeira para dormir coloque água! 5- Depois da mamadeira, sempre limpe as gengivas com gaze ou fralda limpa enrolada no dedo indicador, se a criança for mais velha e tiver dentes utilize escovas pediátricas de cerdas macias. Sobre qual pasta de dentes utilizar leia post do Blog Tio Dentista "Pasta de dentes com flúor ou sem flúor?" 6- Não deixe a criança com mamadeira a tira-colo!8- A criança amamentada até o sexto mês  pode a partir de então, ser alimentada utilizando colher e copo, sem precisar usar mamadeira.
9- Se a criança já tiver o hábito da mamadeira, aos nove meses deve-se treinar a criança a usar o copo! Com um ano de idade no máximo, troque a mamadeira por um copo de treinamento.
10- Não existem fórmulas prontas para cuidar do seu filho(a), mas experiências acumuladas de várias pessoas e gerações. Cada um acha a melhor forma de contornar os problemas e achar uma solução!

Fonte:http://www.ident.com.br/

0 comentários:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP