quinta-feira, 21 de julho de 2011

PROJETO "FAMÍLIA NA ESCOLA"

            PROJETO "FAMÍLIA NA ESCOLA"
A família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Trazer a família à escola amplia os conceitos formulados pela criança.
Em 2007 o Plano de Trabalho da escola envolve atividades com ênfase na integração das famílias na escola, com o objetivo de aproximar os pais dos princípios desenvolvidos na escola, como: aprender e gostar do APRENDER; SOCIALIZAR idéias e argumentar sobre elas; DESCOBRIR as diferentes linguagens (escrita e falada), bem como o funcionamento da natureza e do que é produzido pelo homem; COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE, ORGANIZAÇÃO e REFLEXÃO além de abranger as diferentes áreas do conhecimento como Linguagem, Matemática, Artes, Natureza e Sociedade, Música ou Movimento.
Sugeri aos familiares do Alfa III uma participação valorizando a partilha de habilidades com o grupo. Abri espaço para cada família apresentar sua cultura pessoal.
Já contamos com divertidas participações: visitamos os bastidores do Hotel da mamãe do Fred, conhecendo sua profissão e entramos em contato direto com a natureza, conhecemos árvores frutíferas, fizemos o reconhecimento dos diversos departamentos e até vimos a camareira arrumando um quarto, de verdade! Foi emocionante entrar na cozinha e confeitaria, ver as enormes panelas e entender como funciona a lavanderia, tudo muito organizado. Recebemos um lanche especial e brincamos bastante.
Outro momento de rica aprendizagem foi quando o João, padrasto do Gabriel tornou-se mestre-cuca e fizemos deliciosos pudins dando uma incrível aula de culinária. O Gabriel lia a receita e todos ajudamos com os ingredientes.
Quando o divertido vovô da Mari entrou vestido de médico, com seu jaleco branco, ninguém imaginou quantas mágicas ele faria. Primeiro examinou algumas crianças, cada um ouviu as batidas do coração no estetoscópio e falamos sobre a profissão de médico, em seguida, rimos bastante com as magias de um mágico com aranhas nos cabelos e até a professora Marcela “soltando pum”, na almofada maluca.
Hoje, recebemos a visita do pai do Pedro Paulo, que nos ensinou tudo sobre seu trabalho e bagunçamos explorando os tecidos de Lycra. A mamãe da Helena contou a magnífica história da noite e ficamos maravilhados com o livro repleto de mitos indígenas. Comemos broa de milho e ela até cantou para nós, que delícia, muito obrigada a todos!!
Esperamos as próximas participações, até agora têm sido trocas maravilhosas e muito valiosas para todos nós, crianças e familiares.

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Perfil do grupo:
Alunos das séries  iniciais e educação infantil.

Justificativa:
Pela necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que muitas decisões dentro do espaço escolar precisam ser compartilhadas com todos. Sendo que o projeto político pedagógico foi elaborado calcado nesta ideia e será contemplado nela.

Objetivos:

* Conhecer os meios maléficos causados pela degradação do meio ambiente;
* Apresentar os diversos benefícios da preservação do meio;
* Desenvolver a conscientização perante o tema, de forma que isso resulte em atitudes a preservar o meio.

Desenvolvimento:
* Leitura de textos
* Dinâmica
* Produções de texto
* Encontros
* Palestras
* Oficinas
* Exposições

Recursos:
* Fotos
* Presença da família na escola
* Conforme necessidade de cada membro da família a se apresentar na escola, a partir de alguma participação, através de contar história, ensinar receita, artes, etc.

Cronograma:
O projeto pode ser enfatizado no início e término do ano letivo, bem como trabalhado durante o ano corrente.

Culminância:
Como o projeto estará sendo realizado durante todo o ano letivo, um encontro, "Café da manhã" ou "Chá da tarde", ao término do quarto bimestre, poderá finalizar suas atividades.

Atividades propostas:
Para melhor entendimento as atividades estão separadas por meses:

Fevereiro:
O projeto poderá ser exposto aos pais em uma reunião a ser realizada no início das aulas. Com uma dinâmica a ser escolhida para trabalhar com os pais.

Março:
Cada família poderá apresentar uma atividade em forma de oficina. Os dias e horários ainda serão definidos.
Uma agenda será construída com a turma, incluindo nome dos participantes, horários, dias, tipo de oficina, objetivo, etc.

Abril:
Palestras de membros das famílias. Temas variados: profissões, meio ambiente, saúde, assuntos do currículo, etc.
Produções de texto poderão ser realizados após as palestras, coletivos ou individuais.

Maio:
A família poderá enviar para a escola instrumentos de trabalho que poderão ser expostos no pátio para que todos possam ver e tirar dúvidas com a pessoa ligada aquele objeto, através de identificação no próprio objeto, feita em sala.
Os alunos irão relatar as profissões das mães, ou de quem considera assim, em forma de texto que depois será exposto na sala.

Junho:
Convidar uma pessoa da família para que ensine uma receita ligada a comida típica da festa junina. Montar um painel na sala com as receitas trazidas de casa.
Festa junina com danças feitas pelas turmas e também danças com participação dos pais ou familiares.

Agosto:
Os alunos irão relatar as profissões, costumes, manias, dia-dia, etc, dos pais, ou de quem representa o pai, em forma de texto que depois será lido o exposto na sala.
Participação dos pais em atividades de melhorias da escola, como pintura, consertos etc.

Setembro:
Exposição de fotos: "Minha família"
as fotos serão expostas no pátio e relatadas em poucas palavras ao lado.

Outubro:
As crianças das famílias. Quem são? O que fazem? alguma apresentação interessante (capoeira, balé, Karatê, etc).
Cada aluno fará sua própria pesquisa, que será escrita em forma de produção de texto, buscando estreitar laços com essas crianças, assim como trazê-lo para fazer alguma apresentação.
Jogos e brincadeiras na escola com a participação da família.

Novembro:
Palestras com a família. temas diversos: Imperatividade, alimentação saudável, etc.
"Café da manhã"/ "Chá da tarde" com a família. Momentos de descontração e avaliação das atividades do projeto.

Importante:
* Em todas as atividades de sala utilizar o que está sendo trabalhado em relação ao projeto, como trabalhar problemas matemáticos, nomes próprios, etc.

Avaliação:
Através de discussões, participação, produção e socialização dos trabalhos, assim como a socialização dos alunos e familiares;
Correção da atividade direcionada individualmente ou coletiva.

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PROJETO FAMILIA E ESCOLA

PROJETO INTERDISCIPLINAR
SÉRIE:
1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1-TEMA: A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
2-SUBTEMAS: FAMÍLIA, ESCOLA, CRIANÇA.
3-JUSTIFICATIVA: O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

4-OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

5-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
-Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
-Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
-Trabalhar o lógico - matemático, lingüístico e produção de textos coletivos;
-Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
-Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
-Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros

6- DESENVOLVIMENTO:
-Conversação;
-Filmes;
-Cantigas de roda
-Histórias;
-Músicas;
-Contos;
-Passeio na casa dos alunos;
-Promover jogos;
-Piquenique;
-Conversação sobre a família;
-Origem do nome;
-Álbum do nome;
-Pesquisa da família montando a árvore genealógica;
-Trazer fotografias da família;
-Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
-Ajudante do dia;
-Corpo humano;
-Cuidado com as coisas alheias.

7- METODOLOGIA:
-Adaptar filmes sobre a família;
-Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
-Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
-Fazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
-Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada alunam, partindo do ajudante do dia;
-Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.

8-CONTEÚDOS:
-Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares; -Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problema -História e Geografia: árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais da criança /escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno; -Ciências; higiene e corpo humano;
-Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.

9- ATIVIDADES:
-Releitura de filme sobre a família;
-Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
-Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
-Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
-Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
-Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
-Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.

10-AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
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Recebido por email.Não sei o autor.Caso quem souber,favor se manifestar.

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Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

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