terça-feira, 26 de julho de 2011

Aprender Cantando

Aprender cantando é mais gostoso!!!


Projeto Alfabeticanção

Assunto: Músicas infantis e Cantigas de roda

Justificativa: Toda criança gosta de músicas, cantigas e brincadeiras de roda. Todas elas pertencem à cultura de nosso povo e todo esse conhecimento deve ser discutido, pesquisado e vivenciado no contexto escolar. O bom de trabalhar com elas na alfabetização é que as canções são facilmente memorizáveis e acompanhadas de brincadeiras tornam o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Assim, a criança participa de situações de leitura e escrita mais facilmente. Afinal, ela já sabe o que está escrito e pode prestar mais atenção à forma como se escreve.
"A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral.”

Objetivos:Desenvolver a oralidade;
Estabelecer correspondência entre partes do oral e do escrito, ajustando o que se sabe a escrita convencional.
Resgatar brincadeiras e canções que fazem parte de nossa cultura.
Cantar e ampliar o repertório musical; produção de imagens de apoio às canções.
Perceber a música como parte essencial de nossa história e cultura.
Desenvolver habilidades em conteúdos propostos no plano de ensino, nos diferentes componentes curriculares, através da utilização de músicas e cantigas.
Conhecer alguns instrumentos musicais;
Desenvolver a criatividade e a imaginação;

Desenvolvimento:

1ª etapa


Resgataremos o conhecimento musical dos alunos através de brincadeiras e pesquisas junto a família.
Apresentaremos algumas cantigas e brincadeiras integrantes de nossa cultura que hoje já não são tão vivenciadas.

2ª etapa
Durante a apresentação dos conteúdos propostos em nosso plano de ensino, utilizaremos a música como principal recurso para alcançar os diversos objetivos almejados.
As músicas serão escolhidas de modo que venham ressaltar e enfatizar o assunto discutido.
Através delas realizaremos atividades como reescrita, identificação de palavras, produção e organização formal de um texto, discussão sobre o assunto principal incutido na música, memorização e organização do pensamento, confecção de fantoches e representações de algumas músicas, entre outras.
Estas atividades ao final do projeto serão integrantes de uma pasta com o seguinte tema e sub tema:
Projeto Alfabeticanção
“ Aprendendo com a música”

3º etapa
Resgataremos as cantigas e brincadeiras que hoje já não são priorizadas. Após a pesquisa e envolvimento dos alunos convidaremos as outras salas a participarem de algumas brincadeiras e canções no pátio da escola.

4ª etapa Baú da doce infância
Confeccionaremos um baú de cantigas e músicas infantis, explorando a criatividade e a imaginação do aluno. Os alunos participarão da parte escrita e ilustração das músicas e cantigas selecionadas.

5ª etapa
Apresentação para os pais.
Neste dia os alunos além da exposição de seus trabalhos apresentarão:
Encenação de uma cantiga de roda ( Rosa Juvenil)
Apresentação de algumas músicas e cantigas que contarão com a participação dos visitantes
Ensinarão algumas brincadeiras aos pais
Falarão sobre a importância da música, especialmente das cantigas de roda, bem como as brincadeiras que já não fazem parte da infância de hoje, pois foram substituídas pela tecnologia.

Avaliação
A avaliação será contínua, dando real importância ao empenho, dedicação e participação nas atividades propostas.


Lembrancinha:Aos alunos:
1 CD com as músicas que as crianças mais gostaram e se envolveram durante o projeto.
1 joguinho de 5 Marias
Aos visitantes:
1 flor de balinhas de goma e uma mensagem

Materiais de Apoio:
Coleção Cirandinha
Coleção Alfabetizando através da música

Materiais para confecção:
1 CD virgem (por aluno)
EVA de cores diversas
Restos de tecidos
1 pasta com ferragem
Papel crepom
Palitos de churrasco
Balinhas de goma
Color set em cores variadas
Plástico transparente
Durex colorido
Papel microondulado
Cola quente
Papel espelho
Papel canson




Algumas sugestões de atividades...
COELHINHO

DE OLHOS VERMELHOS, DE PÊLO BRANQUINHO
DE PULO BEM LEVE EU SOU COELHINHO
SOU MUITO ASSUSTADO PORÉM SOU GULOSO
POR UMA CENOURA JÁ FICO MANHOSO

EU PULO PRA FRENTE, EU PULO PRA TRÁS
DOU MIL CAMBALHOTAS SOU FORTE DEMAIS
COMI UMA CENOURA COM CASCA E TUDO
TÃO GRANDE ERA ELA FIQUEI BARRIGUDO



Desenhe o coelho:






Recorte e cole o alimento que o coelho mais gosta;







1- CIRCULE NA MÚSICA AS PALAVRAS QUE VOCÊ CONSEGUE LER SOZINHO.
2- COPIE AQUI O TÍTULO DA MÚSICA E O SEPARE EM SÍLABAS;____________________________________________________________________________________



O SAPO NÃO LAVA O PÉ

O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER
ELE MORA LÁ NA LAGOA
NÃO LAVA O PÉ PORQUE NÃO QUER
MAS QUE CHULÉ



1- CIRCULE O NOME DO ANIMAL QUE APARECE NA MÚSICA:
( ) SAGUI
( ) SAPO
( ) CAVALO


1- DESENHE ESTE ANIMAL:



2- FAÇA UMA LISTA DE ANIMAIS QUE VOCÊ GOSTA:
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________




PINTINHO AMARELINHO

MEU PINTINHO AMARELINHO
CABE AQUI NA MINHA MÃO, NA MINHA MÃO
QUANDO QUER COMER BICHINHO
COM SEU PEZINHO ELE CISCA O CHÃO

ELE BATE AS ASAS ELE FAZ PIU-PIU
MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO
ELE BATE AS ASAS ELE FAZ PIU-PIU
MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO



PINTE O NOME DOS ANIMAIS QUE APARECEM NA MÚSICA;

ESTES ANIMAIS TÊM O CORPO COBERTO POR:
( ) PENAS
( ) PÊLOS
( ) ESCAMAS

A PALAVRA PINTINHO ESTA NO DIMINUTIVO, POIS INDICA UM TAMANHO PEQUENO; ENCONTRE NA MÚSICA OUTRAS PALAVRAS QUE TAMBÉM INDICAM TAMANHO PEQUENO E PINTE-AS;

CIRCULE A ÚLTIMA SÍLABA DA PALAVRA PINTINHO E ESCREVA MAIS DUAS PALAVRAS COM NH;
__________________ _____________________

MARCHA SOLDADO
MARCHA SOLDADO CABEÇA DE PAPEL
QUEM NÃO MARCHAR DIREITO VAI PRESO NO QUARTEL
O QUARTEL PEGOU FOGO FRANCISCO DEU SINAL
ACODE, ACODE, ACODE A BANDEIRA NACIONAL


CIRCULE A ÚLTIMA PALAVRA DE CADA LINHA DA MÚSICA.

NAS PALAVRAS PAPEL, QUARTEL, SINAL E NACIONAL A LETRA L TEM O SOM DE _____________.

VAMOS ESCREVER MAIS PALAVRINHAS COM AS SÍLABAS MÓVEIS:





É HORA DA DOBRADURA!

SE EU FOSSE UM PEIXINHO

SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA A MARIA DO FUNDO DO MAR



CONTINUE A MÚSICA COMPLETANDO OS ESPAÇOS EM BRANCO COM OS NOMES DE SEUS AMIGUINHOS DA SALA DE AULA:

SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR


SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR


SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR


SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR


SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR

SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA _______________ DO FUNDO DO MAR


0 comentários:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP