segunda-feira, 25 de julho de 2011

COMO LEVAR A CRIANÇA A CONTAR HISTÓRIAS

Invenção de Histórias




1-
Desenvolver a imaginação e o pensamento lógico.
2- Possibilitar o desenvolvimento da linguagem oral.
3- Promover o enriquecimento do vocabulário.
4- Favorecer o ajustamento sócioemocional.



COMO LEVAR A CRIANÇA A CONTAR HISTÓRIAS

O professor desde o início das aulas deve contar histórias porque a criança só aprende a contá-las ouvindo-as muitas vezes, adquirindo assim os meios para inventar outras. Variadas experiências, pois, devem ser dadas à criança, tornando-a apta para realizar este trabalho.
Nas classes mais adiantadas surgem outras habilidades de narração. A criança preocupa-se mais com os pormenores, apresenta desfecho mais interessante, mostra-se mais desembaraçada e natural, sua linguagem é mais precisa e clara e sua voz mais agradável.
Ouvir e contar histórias, por ser uma atividade sumamente agradável à criança, leva-a não só a aprimorar essa linguagem, como também a perceber que toda história tem início, desenvolvimento e desfecho. Propiciar vasto material para a criança observar e, assim, gradativamente, encontrar um estilo pessoal, todo seu.
O professor deverá incentivá-la neste propósito, valorizando sempre sua maneira de narrar: introdução de uma idéia original, a estruturação bem feita das frases, o desfecho feliz que criou para sua história.
Só aí então é que a criança vai criar suas histórias próprias.
Deve ainda o professor criar um clima propício na sala de aula para a "Hora da História".

RECURSOS PARA INVENÇÃO DE HISTÓRIAS

a. Leitura de cantos e poemas;
b. Desenhos da própria criança;

c. Gravuras:
* de um só quadro;
* de quadro de sequências;
* de quadro diferentes;

d. Frases ou orações sugestivas que iniciem a história;
_ "Era uma menina teimosa. Um dia..."
_ "Bolinha, o cãozinho de Luís, saiu correndo e de repente parou..."

e. Frases ou orações que terminem a história:

" E de outra vez, tenham cuidado, pois o perigo sempre acompanha os imprudentes e castiga os de mau coração."

" Ouviu-se um estrondo. O palácio sumiu. Desapareceram os trajes luxuosos e tudo voltou ao que era. Era tudo um sonho."

" Marido e mulher viveram felizes, durante muitos anos naquelas magnífica casa, sem desejar nada melhor!"

"É um espetáculo que vista uma vez nunca mais esquece."

f. Palavras que dêem origem a histórias. Começar com quatro, três, duas, e por último uma só palavra. Assim:

noite - chuva - fazenda - medo
pescador - barco - ilha - chuva
foguete - astronauta - lua
órfão - fábrica - recompensa
criança - fome - pão
papai - presente
fazenda
Fonte: Escola em Ação

0 comentários:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP