segunda-feira, 25 de julho de 2011

Planejamento Berçário

OBJETIVO GERAL
Criar condições que auxiliem a criança na sua formação pessoal e social e o conhecimento do mundo, promovendo a construção do saber, através de uma educação democrática, capaz de auxiliar seu desenvolvimento.

*Identidade e Autonomia
Objetivos específicos:
Experimentar e utilizar os recursos que dispõem para satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.

*Movimento
Objetivos específicos:
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

*Linguagem Oral e Escrita
Objetivos específicos:
Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.

*Matemática
Objetivos específicos:
Estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.

*Artes Visuais
Objetivos específicos:
Ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão Artística.

*Música
Objetivos específicos:

Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

*Natureza e Sociedade
Objetivos específicos:
Levar a criança a desenvolver sua capacidade de explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

Obs: Os conteúdos a seguir estarão dentro dos eixos e temas abordados durante o decorrer do ano letivo de 2009.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

• Cantigas na hora do banho.
• Brinquedos sonoros para ser levados ao banho, alternando o silêncio e o barulho.
• Músicas na hora de se alimentar.
• Atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada aluno. As crianças farão caretas, mímicas, brincarão com a própria imagem.
• Rodinhas com histórias, músicas.
• Banhos de sol.
• Empurrar caixas.
• Brincar de “cuca achou” embaixo do lençol.
• Cobrir o rosto com paninhos.
• Diferentes texturas: proporcionando o toque de lixas, argila, papel liso, rugoso, áspero, etc...
• Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o seu próprio corpo.
• Ouvir e aprender a cantar canções.
• Brincar de serra-serra-serrador.
• Rodinhas para incentivar a fala (falar o nome dos amigos).
• Expor cartazes com trabalhinhos realizados pelos alunos.
• Confecção de brinquedos com sucata.
• Contar histórias com fantoches e dedoches.
• Usar muitas cores.

AVALIAÇÃO
A avaliação será no dia a dia da sala de aula, através do desenvolvimento de várias atividades, envolvendo todos os aspectos físicos, motores e cognitivos, o qual virá auxiliar na elaboração do parecer descritivo do aluno, sendo um instrumento avaliativo flexível, permitindo contemplar com mais exatidão o desenvolvimento da criança em cada bimestre.

BIBLIOGRAFIA

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; Brasília: MEC/ SEF, 1998

De: Eliane Pera

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Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

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