segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Proposta Pedagógica e a Avaliação

A Proposta Pedagógica e a Avaliação


1º- A avaliação faz parte da proposta pedagógica, não é um apêndice, uma finalização, não vem do além.
2º-A proposta pedagógica é o documento maior da instituição; tal proposta reúne textos advindos de decisões coletivas.
3º- Decisões coletivas sobre organização curricular, perfil do educador, objetivos dos educandos, concepção de área, implantação da pedagogia de projetos etc.
4º- A organização curricular, que contém toda e qualquer ação da escola, é o eixo central da proposta pedagógica. O currículo é o mapeamento dos procedimentos e operacionalização sistematizada da prática pedagógica.
5º- O currículo é o fenômeno histórico, expressa a organização dos saberes e traduz a prática, descreve a concretização das funções da própria escola e a forma de tratá-los no cotidiano.
6º- A essência do currículo é a concepção teórica que embasa a prática pedagógica. Sendo assim, currículo e ação, caminho, trajetória construída coletivamente em suas ações, por mais simples que possa parecer.
7º- Para definir a concepção teórica e os pressupostos filosóficos que embasam a prática, é preciso ter um clara visão de "homem", ou seja: que homem queremos construir na escola.
8º- A visão de homem traz à tona a bordagem de ensino que a embasa, chegando à concepção de ensino.
9º- Só é possível pensar em avaliação quando a escola tem clareza da visão de homem que pretende construir.
10º-A identidade da escola é fortalecida quando tem uma proposta real, concebendo a avaliação de forma coerente com seu referencial teórico, aliando ao currículo as decisões tomadas sobre a escola. Currículo e conhecimento moram juntos, pois o currículo relaciona-se com o processo pelo qual o educando aprende.

Fonte: Avaliação Nossa de Cada Dia (Editora Rideel)

0 comentários:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP