segunda-feira, 25 de julho de 2011

UM PLANO PARA AVANÇAR A EDUCAÇÃO


O trabalho com projetos é uma forma de sistematizar as atividades dentro das escolas, e é um dos avanços em que aos poucos as escolas estão entendendo a importancia de saber se organizar na sua política como um todo, porém sendo realista, sei que está longe de ser a solução para todos os problemas da educação.
De acordo com a revista Veja de 30 de junho ( reportagem de Roberta de Abreu Lima) o debate sobre os rumos da educação no Brasil costuma ser excessivamente teórico e, não raro, tomado por propostas mirabolantes. Daí a relevância de uma iniciativa que acaba de reunir 80 especialistas da área para conceber um documento com ideias bastante objetivas e sem ideologias para promover avanços no ensino brasileiro. O conjunto de propostas será entregue aos 3 principais candidatos à presidência: Dilma, Serra e Marina. Em resumo temos as seguintes propostas:

  • CRIAR A LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL- Ao prestarem contas ao MEC sobre verbas federais, as secretarias passariam a ser punidas nos casos do mau uso do dinheiro.

  • ELABORAR UM CURRICULO NACIONAL UNIFICADO- O MEC fornece linhas gerais do que deve ser ensinado, mas até hoje não dispõe de um currículo básico especificando claramente o que é esperado da criança em cada ano escolar.

  • FLEXIBILIZAR O ENSINO MÉDIO- O objetivo é reduzir o número de disciplinas para no máximo dois terços do atual currículo, deixando a outra parte para que o aluno eleja sua própria grade de matérias de acordo com a área em que pretende se especializar mais tarde.
  • DAR AUTONOMIA AOS DIRETORES- O MEC deve incentivar as secretarias a conferir mais poder aos diretores como por exemplo escolha de seu quadro funcional e eventual demissão de professores.
  • OFERECER FORMAÇÃO PRÁTICA AOS PROFESSORES- A ideia central é finalmente formar em carater obrigatório os professores com uma visão mais realista da sala de aula. Hoje, não mais que 20% das disciplinas nas escolas de pedagogia são dedicadas as metodologias de ensino.
  • PREMIAR BONS MESTRES- A proposta é universalizar nas escolas um sistema baseado na meritocracia.Através de avaliações oficiais e destacando talento...Claro incentivo financeiro.
  • AMPLIAR A JORNADA ESCOLAR- A ideia é que o MEC apoie financeiramente estados e municípios para garantir aos alunos pelo menos uma hora a mais por dia na escola.

0 comentários:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP